Breve História de Manaus


A cidade de Manaus completa neste domingo 24 de outubro 2010, 341 anos e, ainda é a mais européia das cidades do Norte do Brasil, pela sua arquitetura antiga que ainda pode ser vista em prédios como Teatro Amazonas e Palácio da Justiça, feitos há mais de cem anos.

O onde hoje é o Estado do Amazonas já pertenceu á Espanha e em seguida se tornou colônia dos portugueses. Aos 3 de junho de 1542 o Rio Negro foi descoberto pelo navegador Francisco Orellana. Este nomeou a região de Amazonas em referência a uma suposta tribo indígena composta só por mulheres guerreiras que montavam cavalos e possuíam longos cabelos.

Uma fortaleza foi erguida, em 1669, e foi chamada de Forte de São José da Barra do Rio Negro. O Forte ficava precisamente a três léguas da foz do Rio Negro. Esse forte se manteve erguido por 114 anos. Manáos, nome que inspirou o futuro nome da cidade, era uma tribo de índios que habitavam o local na época da construção do forte e era considerada rebelde pelos portugueses, e negava-se a ser dominada e servir de mão-de-obra escrava, entrava em confronto com os habitantes do Forte. Um dos líderes dos Manáos foi Ajuricaba que se opôs a colonização dos portugueses e foi aprisionado para ser enviado ao Pará, aonde nunca chegou. Sua morte ocorreu, em situação misteriosa. Durante a viagem ele teria se lançado nas negras águas do Rio Negro e morrido afogado, seu corpo teria afundado com o peso das correntes que lhe prendiam e Ajuricaba deixava a vida heróica para se tornar um mito regional.

Aos 5 de setembro de 1850 foi criada a Província do Amazonas pela Lei Imperial nº 1592, tornando-se a Vila da Barra do Rio Negro e aos 4 de setembro de 1856 pela Lei nº 68, de Manaus, em homenagem a valente nação dos Manáos. Durante as comemorações do aniversário de Manaus é realizada a festa do Boi Manaus que será apresentada ao vivo para todo o Brasil pela TV Bandeirantes. Nesta festas, os dois bois rivais de Parintins-AM se juntam para comemorar o aniversário da cidade e Manaus recebe turistas de todo o país de outros países. Daqui a quatro anos Manaus deve ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, estará sendo exposta para todo o mudo.

Venha conhecer Manaus e suas riquezas.

Conheça também nossa loja virtual: www.bazaramazonia.com.br

Esta entrada foi publicada em Eventos Regionais. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.