Açaí contra o envelhecimento

 

A fruta nativa da Amazônia, tão apreciada por surfistas e esportistas para repor as energias, tem inúmeras propriedades que atuam na prevenção do envelhecimento precoce, de doenças malignas e no controle dos níveis de colesterol ruim. Na cosmética, a manteiga de açaí pode ser usada em formulações de produtos anti-idade, pós-sol, cremes e loções revitalizantes por ser rica em ácidos graxos e essenciais; Ômega 3, 6 e 9; fitosteróis; vitamina C e antioxidantes. A Euterpe Oleracea, nome científico do açaí, possui quantidades extremamente elevadas de polifenóis ou antioxidantes chamados antocianidinas (compostos que apresentam ação semelhante à vitamina C), que se assemelham àqueles encontrados no vinho tinto.

 

Além disso, a fruta tem 12% de gordura, bem menos do que o queijo, que pode chegar a ter 30%. Embora as gorduras do açaí o tornem calórico (cada 100g da fruta contém aproximadamente 247 kcal), fazem muito bem ao corpo, ajudando no controle do colesterol ruim e na produção de hormônios. Juntos, os antioxidantes e as gorduras fazem dele o alimento da beleza e da longevidade. Depois de congelado, perde um pouco dos nutrientes, por isso, o ideal é consumi-lo in natura, sempre que possível.

 

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina revela que o açaí é uma das frutas com maior poder no combate aos radicais livres, perdendo apenas para a acerola. No cérebro, os componentes da fruta podem ajudar a manter mais saudáveis os neurônios, preservando a memória e o raciocínio. Também atuam na prevenção da cegueira e da catarata, na manutenção das artérias limpas e desobstruídas, prevenindo o infarto, e na firmeza e elasticidade da pele.

Fonte:  www.naovivosemcosmeticos.com.br

Você pode compra cosméticos à base de açai na loja virtual Bazar Amazônia:

www.bazaramazonia.com.br

Alguns produtos: 

Esta entrada foi publicada em Plantas, Uncategorized. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.